CONHEÇA Mais Sobre Piscinas Ecológicas!
- Arthur Junqueira
- 26 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Você já ouviu falar de Piscina Ecológica, Biológica ou Natural? Você sabia que é a uma das melhores maneiras de evitar o uso de produtos químicos em sua piscina? Você deve estar imaginando algo muito "natureba". Pra tirar logo essa ideia da sua cabeça, veja alguns exemplos de piscinas ecológicas:




Mas agora você deve estar se perguntando ”Como isso realmente funciona?” .Primeiro, você precisa de um projeto que contemple duas áreas principais e conjugadas. A primeira delas é para plantio de espécies que são responsáveis pelo "tratamento" da água; e a segunda é a área de banho propriamente dita, que pode ter tamanhos e formatos variados a depender do seu projeto.
O jardim aquático, em associação com bombas d’água fazem a filtragem, limpeza e oxigenação da água, eliminando toda a necessidade de adição de produto para manutenção. Inclusive, nesse tipo de piscina, o produto químico é tão prejudicial, que pode acabar matando o jardim. Já pensou o que esses produtos podem fazer à sua própria saúde?
Uma das vantagens de se ter uma piscina ecológica é que, além de economizar em manutenção, você tem um tratamento natural e ativo (que não precisa de tanta atenção e custo) e ainda uma água com qualidade superior às demais.
Achou prático? Sem o trabalho de ficar colocando produto e limpando o tempo todo, tudo que você precisa é cuidar bem do seu belo jardim aquático. Vale lembrar que, por ser um jardim, a sua piscina torna-se um atrativo para a fauna, criando um ambiente de contato direto entre lazer e natureza.

Agora vamos à parte técnica!
Para construirmos uma piscina ecológica é preciso projeto e mão de obra específicos para esse tipo de serviço. Por se tratar de algo ainda não convencional, as piscinas naturais custam em média 20% a mais que as demais, segundo o texto "O que é uma piscina Biológica - Veja exemplos". Vale lembrar aqui que, por essa piscina dispensar os gastos com produtos químicos e, em alguns casos, com mão de obra para essa manutenção, caberia até uma análise simples de em quanto tempo esse custo a mais seria absorvido no baixo custo com a manutenção. Isso sem contar a vantagem que é ter uma piscina "ecologicamente correta" e mais saudável para o seu banho.
Sem dúvidas, você vai precisar do auxílio de um profissional, que garanta que o projeto da sua piscina não destoe do jardim nem do restante da sua casa. Esse profissional, deverá se atentar, também, para a escolha das espécies a ser colocadas, pois, além das suas propriedades de filtragem e oxigenação da água, elas devem ser próprias para o clima da sua região.

Esperamos ter ajudado! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário ou envie um e-mail para boraarquitetos@gmail.com e teremos o maior prazer em respondê-los.
Se gostou, curta e compartilhe!
コメント